água importância

10 motivos para beber mais água

Água é a base da vida, isso não é segredo pra ninguém. Nosso corpo é um ótimo exemplo disso já que cerca 70% dele é água. Por isso é válido dizer que ela não é importante, ela é indispensável. O problema é que a grande maioria das pessoas não consome a quantidade de água que deveria e por isso fica com as funções fisiológicas afetadas.

A desidratação é tão séria que pode afetar até mesmo nossa parte cognitiva, já que uma pessoa desidratada pode apresentar dificuldade de concentração, cansaço e até mesmo ter a memória afetada. Sem contar que não beber água suficiente pode atrapalhar até mesmo o emagrecimento. Então que tal descobrir vários motivos para consumir mais água? Vamos lá!

1 – A água pode te ajudar a emagrecer

Isso porque em primeiro lugar a sensação de fome pode ser facilmente confundida com a sensação de sede pelo nosso cérebro. Esse fato é cientificamente comprovado, faça o teste, é fácil perceber que quando se está muito bem hidratado a fome tende a ser menor.

Além disso para que as fibras possam auxiliar o funcionamento do intestino a hidratação é imprescindível, caso o contrário pode acontecer de além um funcionamento ineficiente elas causarem até mesmo uma prisão de ventre. A água ainda ajuda acelerar o metabolismo e elimina a retenção hídrica.

2- A água pode te deixar mais disposto

Como já dissemos a água é o principal componente do nosso corpo e está presente em todas as funções fisiológicas. Por esse motivo, quando se está bem hidratado todo seu corpo funciona melhor, principalmente o transporte de nutrientes e a oxigenação, já que o sangue é principalmente água, isso faz com que a disposição aumente.

3 – A água vai melhorar sua imunidade

A água fluidifica o corpo e aumenta as secreções como a saliva,o suor, a lágrima, a urina e a secreção das mucosas, evitando assim infecções por microrganismos causadores de doenças infecciosas. Além disso por esse motivo a água contribui para a eliminação de toxinas pelo nosso corpo.

Como já citado anteriormente a hidratação contribui também para o transporte correto de nutrientes e isso é claro também melhora a imunidade.

4 – A água vai melhorar sua pele

Isso porque ela auxilia o bom funcionamento do intestino e a eliminação das toxinas, só aí a pele já vai melhorar, mas como se não bastasse a água ainda aumenta a hidratação e a elasticidade da pele, proporcionando uma aspecto mais bonito e jovial a mesma.

A água retarda o envelhecimento precoce porque a absorção de nutrientes e proteínas (indispensáveis para a produção de colágeno) pelo intestino fica mais eficiente.

5 – A água vai ajudar no controle da pressão arterial

Manter-se hidratado vai aumentar o fluxo sanguíneo e otimizar o transporte de nutrientes e sais minerais, isso pode ajudar a controlar a pressão arterial. Além disso beber água o suficiente evita a desidratação que pode desregular a pressão e causar tonturas, dor de cabeça, cansaço, entre outros.

6 – A água evita problemas renais

Para o bom funcionamento dos rins e de todo sistema urinário é necessário que se consuma bastante água, já que a urina fica mais diluída, isso vai ajudar eliminar toxinas e excessos de nutrientes, com isso os rins não se sobrecarregam, evitando problemas como infecções, pedras nos rins e insuficiência renal.

7- A água evita problemas gastrointestinais

Isso porque a hidratação é um dos fatores que melhora a digestão, ajudando na absorção dos nutrientes e controlando o PH do estômago, o que evita problemas como refluxos e gastrites. Além disso a água contribui para o transito intestinal, o que evita prisão de ventre e doenças do trato intestinal.

8 – A água é aliada do exercício físico

A hidratação, ajuda:

– a diminuir o cansaço durante o treino;

– regular a temperatura corporal;

– diminuir a incidência de cãibras, devido ao transporte correto de sais minerais;

– melhorar a construção muscular (por causa do transporte de glicogênio até os músculos que demanda uma maior quantidade de água);

– e a eliminar a retenção de líquidos que pode acontecer caso a hidratação não seja correta durante a atividade física, principalmente a musculação.

9 – A água vai ajudar a evitar problemas nos olhos

É fácil observar que os olhos sofrem com a desidratação, por isso eles ficam tão ressecados e cansados. Porém a lágrima é uma barreira importante contra inflamações e infecções, por isso é tão importante para os olhos se manter hidratado.

10 – A água previne problemas nas articulações

As articulações são lubrificadas pelo líquido sinovial, composto principalmente por água, por isso a hidratação adequada previne desgastes e diminui o atrito entre os ossos, evitando problemas mais sérios nas “juntas”.

Mas qual a quantidade correta de água que devemos tomar? Para que o corpo funcione plenamente o correto é que se consuma 35 ml por quilo de peso corporal por dia, sendo assim um indivíduo de 70 kg por exemplo deve ingerir aproximadamente 2,5 l de água por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.