Quais frutas são mais calóricas

Existem alguns alimentos que podem ser considerados superalimentos, e as frutas com toda certeza são um desses. Ricas em vitaminas, minerais, antioxidantes e principalmente fibras elas são componentes indispensáveis para uma dieta equilibrada e uma boa saúde.

Porém é importante ressaltar que as frutas embora tão benéficas também contém calorias, já que possuem em sua composição açúcares e até mesmo gorduras. Mesmo que as gorduras presentes em algumas frutas como no abacate por exemplo sejam gorduras boas, ainda assim apresentam alto teor calórico. Por isso é necessário que algumas frutas sejam consumidas na quantidade adequada.

Mas quais frutas são mais calóricas? Veja a seguir:

Abacate

É um fato que essa é uma fruta ótima para saúde, já que é fonte de minerais, sendo alguns deles potássio e magnésio e vitaminas como C, K e E, além de ser uma ótima fonte de gorduras monoinsaturadas, que no caso são gorduras do bem. Porém essa fruta tem um alto teor calórico devido a grande quantidade de gordura presente na mesma. Pra se ter ideia 100 g (aproximadamente 4 colheres de sopa) de abacate contém cerca de 160 calorias. Por isso ela deve ser consumida com moderação e acompanhada de alimentos mais magros.

Coco

A polpa do coco é uma ótima fonte de fibras ajudando na saciedade e no transito intestinal, além disso sua água é rica em carboidratos e sais minerais. Porém mesmo sendo bom para a saúde no geral, o coco tem alto teor de gorduras, sendo bem calórico, pra se ter ideia 100 g da sua polpa contém algo em torno de 400 calorias. Por isso que mesmo benéfico deve ser consumido com moderação.

Açaí

O açaí nos últimos tempos vem caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros. Porém vem sendo utilizado mais frequentemente na forma de sobremesa, onde é adicionado xarope de guaraná entre outros ingredientes não muito benéficos para a saúde. O fato é que essa fruta é uma ótima fonte de vitaminas e antioxidantes, sendo benéfica para o sistema imunológico e ajudando a prevenir o envelhecimento.

Mas vale ressaltar que o ideal é consumir a fruta em sua forma mais pura, somente a polpa, sem adição de xaropes e outros ingredientes adoçados.

Mesmo em sua forma mais pura o açaí contém uma quantidade considerável de calorias, algo em torno de 100 calorias a cada 100 g, uma vez que a fruta é fonte de gorduras e carboidratos.

Banana

A banana é uma fruta muito importante e abundante em nossa cultura, além disso ela é uma ótima fonte de potássio e magnésio, sendo conhecidamente utilizada para evitar cãibras musculares e também pra ajudar no controle da pressão arterial. Porém mesmo a banana sendo tão benéfica deve ser consumida com moderação já que é rica em carboidratos e por isso tem uma quantidade de calorias significativa. 100 g (aproximadamente uma unidade) por exemplo, contém cerca de 89 calorias.

Uva

Os benefícios da uva são amplamente conhecidos, ela tem um grande poder antioxidante devido a um componente contido principalmente em sua casca, o resveratrol, por isso ela é uma importante aliada na prevenção de câncer e doenças cardiovasculares. Porém por ser rica em carboidratos, 100 g dessa fruta (algo em torno de 8 uvas) contém cerca de 70 calorias.

Caqui

O caqui é uma fruta bem docinha e gostosa, dá pra perceber que ele tem uma boa quantidade de carboidratos devido a esse sabor característico. Uma unidade da fruta de aproximadamente 100g contém cerca de 70 calorias. Porém mesmo assim essa fruta pode ter muitos benefícios, já que é rica em vitaminas importantes como por exemplo a vitamina A e C e em minerais como o potássio. A vitamina A como é do conhecimento de muitos é de extrema importância para a saúde dos olhos.

Mas olhe lá em! Vale ressaltar que nem só as calorias são importantes em uma alimentação saudável, e não é por causa delas que iremos cortar componentes tão importantes do nosso dia dia, o intuito aqui é somente nos informarmos para consumi-las com moderação.

Se quiser, aqui você pode conferir quais são as frutas menos calóricas, boa leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.